Foto: Kath Seibt
Bio
Primeiros anos
Nascida no Rio de Janeiro e filha de músicos, Valentina, desde pequena, aprendeu piano, cantou em coral e vivenciou a cultura popular brasileira. Concluiu o curso de musicalização pelo teclado ainda muito jovem, participando ativamente na Escola Espaço Casa 3 sob a orientação das professoras Ana Bianca Felippelli e Valéria Prestes.
Essa experiência estabeleceu as bases fundamentais, marcando o início de sua paixão pela arte. Durante seus tempos de escola, participou ativamente do Auto do Boi Muleque Garboso, uma tradição escolar realizada no Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT). Sua contribuição como brincante e membro da equipe organizadora, ao lado do artista Itaercio Rocha, demonstra seu interesse na preservação das tradições culturais.
Também fez parte do naipe de sopranos do coro São Vicente Ensino Médio (SVEM) e depois, do coro semi-profissional, São Vicente a Cappella (SVAC), ambos regidos por Patrícia Costa. Imersa nesse ambiente artístico, ela absorveu não apenas as técnicas musicais, mas também a riqueza da cultura popular brasileira.
Auto do Boi Muleque Garboso - Foto: Shala Felippi
Formação
Aos 15 anos estudou no curso técnico da Escola e Faculdade Angel Vianna, tendo contato com as técnicas Klauss Vianna, Laban e muitas práticas somáticas. Junto a isso, iniciou seus estudos de Ballet Clássico no Studio Bertha Rosanova, onde deu aulas para crianças de 4 a 10 anos, em 2013. Posteriormente, seguiu praticando Ballet com as professoras Helena Matriciano e Sylvia Barreto.
Em 2014, ingressou no curso de Bacharelado em Dança pela UFRJ, se graduando em 2018 com nota máxima. Como resultado da sua pesquisa de conclusão de curso, apresentou seu solo “Aluamento”, com orientação do professor Felipe Ribeiro e tendo como banca as professoras Ligia Tourinho e Lidia Larangeira.
Em 2016, trabalhou na produção e participou como aluna do VI Congresso Brasileiro de Dança Moderna, estudando as técnicas de Graham, Horton e Limón com os professores Ken Topping, Bradley Shelver, Pablo Ruvalcaba e Andrea Raw (idealizadora do evento). Na mesma edição, ganhou o Prêmio Dança Moderna, que a levou para estudar por 1 mês na Martha Graham Dance School, em Nova Iorque. Em 2019, voltou à escola de Graham para participar do curso de inverno.
Foto: Yoni Levy
Atuação profissional
Em junho de 2017, ingressou como bailarina na Lia Rodrigues Companhia de Danças, se apresentando em mais de 18 países. Além de dançar peças importantes do repertório da Cia, como “Aquilo de que somos feitos” (2002), participou como bailarina e co-criadora de “Fúria” (2018) e “Encantado” (2021), ambos os trabalhos com mais de 100 apresentações ao redor do mundo.
Encantado, 2021 - Foto: Sammi Landweer
Outra participação importante foi, em 2023, na performance “True Rouge” - de Tunga coordenada por Lia Rodrigues, no evento “Anoitecer Inhotim”, no Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo. No mesmo ano, participou como assistente de criação no projeto "Exercício E - de Encontrar e Esperançar", com 19 estudantes de dança, junto a coreógrafa Lia Rodrigues. Também estreiou a remontagem da peça infantil de Lia Rodrigues "Para Aqueles Difíceis de Agradar", dividindo a cena com Larissa Lima e com assistência de direção de Andrey Silva.
True Rouge, Inhotim, 2023 - Foto: Leca Novo
Além de intérprete-criadora, também trabalha ministrando workshops e oficinas e contribuindo com a preparação corporal da Lia Rodrigues Cia de Danças. Suas aulas são inspiradas na Cultura do Movimento, criada pelo professor israelense Ido Portal, no qual tem se dedicado aos estudos desde 2020 com professores nacionais e internacionais, como Marcello Palozzo.
Da sua pesquisa pessoal sobre a junção da dança e a Cultura do Movimento, nasce seu workshop solo “Todo Movimento Conta História”, que teve sua estreia em Janeiro de 2023, no Vertebra - Escola de Movimento, onde também deu aulas regulares ao longo do ano.
Workshop em Basel, Suiça, 2022 - Foto: Kath Seibt
Em 2024, Valentina segue seus estudos completando o primeiro módulo do Curso FBA de Movimentação, além de participar da mais nova criação da Lia Rodrigues Cia de Danças e continuar com suas aulas e projetos.
Fotos de registro do final do curso FBA - Movimentação