Todo Movimento Conta História

Foto: @sensitivalente

Nós contamos histórias de diversas formas, usando desenhos, palavras, sonhos e também movimentos. Nos comunicamos através do corpo, criando narrativas que fazem parte de como nos relacionamos com o outro e com o mundo.

Como o movimento conta história?

Nosso movimento está conectado à nossa história de vida. Tudo o que vivemos e aprendemos é refletido em nosso corpo constantemente.
Não existe movimento sem história, e ao perceber isso, abrimos espaço para nos conhecermos e nos expressarmos melhor.

Foto: Kath Seibt

Esse projeto é parte da pesquisa de Valentina Fittipaldi, que traz a sua experiência com:

dança + “Cultura do Movimento

O projeto se dá através de workshops, aulas e oficinas que carregam os pilares do seu trabalho: experimentar, por meio da história, possibilidades para criar, praticar e ensinar movimentos, com exercícios práticos e lúdicos, inspirados pelas situações cotidianas, pela história de vida do outro, por ficções, pela música e outras narrativas.

Fotos: Kath Seibt

Como nasceu

Eu aprendi que o mundo é moldado por histórias que dão forma a realidades coletivas e individuais. Tudo o que vemos em nossa sociedade, desde instituições como a Igreja e o Estado até objetos cotidianos como carro, avião, cadeira e celular, foi concebido através de narrativas criadas por algumas pessoas, que se tornaram realidade para o mundo.

Estudando dança, percebi que também posso gerar histórias e materializá-las na realidade. Além disso, compreendi que já somos feitos por histórias, tanto individuais quanto coletivas, e que estas reverberam continuamente em nossos corpos através do movimento.

A partir disso, comecei a identificar as múltiplas histórias que perpassam o corpo das pessoas, trazendo consigo informações sobre território, cultura, desejos, medos, dificuldades, facilidades e identidade. As histórias constituem a maneira pela qual o ser humano se expressa no mundo e se relaciona com ele.

Com o desejo de proporcionar esse tipo de experiência para as pessoas, comecei a aplicar essa abordagem durante as minhas aulas de dança e Movimento, ampliando o olhar dos alunos para si mesmos, para os outros e para tudo o que é invisível, mas está em relação conosco (espaço, tempo, linhas de tensão, dificuldades, desejos). A história se tornou a minha ferramenta mais importante: ela me possibilita expressar meus desejos com os alunos, mas também ouvir as vontades e necessidades deles.

E assim nasceu o projeto 'Todo Movimento Conta História', cuja principal forma de atuação é o workshop de mesmo nome. Além dele, aulas e oficinas se desdobram em projetos menores, como por exemplo 'Dança e Movimento - no parque', que consiste em aulas de dança e Movimento ao ar livre, mas que também utiliza a história como ferramenta.

- Valentina Fittipaldi

Esse é um convite para todas as pessoas curiosas em pesquisar a história do seu movimento.

Agenda - Próximos eventos

  • Dança e Movimento (curso regular) - Quarta e Sexta às 19h - Escola Angel Vianna

  • Dança e Movimento ao ar livre - Dia 30/11 (Sábado) às 9h30 - Museu Carmen Miranda

Informações e inscrições: info@valentinafittipaldi.com

Anterior
Anterior

Lia Rodrigues Companhia de Danças

Próximo
Próximo

Preparação corporal